Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008

A Inflação

 

Explicar à Luísa e à Ana o que é a Inflação??? Tu lembras-te de cada uma... Como é que eu vou explicar uma coisa dessas a quem não conhece a matemática do Big Bang?

 

Experimenta...

 

Bem... deixa lá ver por onde hei de começar... Já ouviram falar do Ruído do Fundo Cósmico?

 

Já; no início, o Universo era tão compacto que os electrões e protões não poderiam associar-se em átomos, formando um gás de iões a alta temperatura; quando o universo expandiu o suficiente, as partículas elementares puderam formar átomos, ou seja, matéria neutra. A radiação térmica que existia nesse momento propaga-se no Universo desde então e é a ela que chamamos Ruído do Fundo Cósmico.”

 

Não está mal, não senhora.” O Mário sorri simpaticamente para a Ana, certamente mais surpreendido do que eu, pois há muito que sei que não há assunto sobre o qual a Ana não tenha algum conhecimento. Excepto, talvez, o futebol, e, de certeza, a vida das socialites.

 

Ora uma caracteristica importante dessa radiação do fundo cósmico é que ela é sempre igual, qualquer que seja a direcção de onde nos chega; as flutuações são inferiores a 1:10000!” Ar de mistério do Mário.

 

E então?” a Luísa a reagir com alguma impaciência.

 

O facto dessa radiação ser tão uniforme significa que a distribuição de matéria e de temperatura seriam espantosamente uniformes em todo o Universo. Ora a teoria do Big Bang presume que o Universo se iniciou a partir de um ponto, sendo relativamente pequeno o intervalo de tempo até à libertação dessa radiação do fundo, conhecida pela sigla CMB (Cosmic Microwave Background): umas centenas de milhares de anos apenas.”

 

E...?

 

Porque razão essa distribuição de matéria e temperatura seria tão uniforme? Se nós tivermos um gás quente num recipiente fechado, as suas propriedades são uniformes porque as partículas do gás e a radiação podem interagir em todo o volume do recipiente; mas aqui isso não é possível, porque o volume de interacção de cada partícula é limitado à distância que a luz pode percorrer desde o Big Bang até à libertação do CMB, o que é uma insignificância.”

 

Queres dizer que a uniformidade do CMB não pode portanto ser explicada pelo Big Bang?

 

Pela versão inicial, não. Esta é uma das razões que levou à hipótese da Inflação.”

 

Que é...?

 

Que é a de que nos instantes iniciais, durante uma fração de tempo muito pequena, do ordem dos 10-34 s, o universo sofreu uma expansão da ordem das 1050 vezes.”

 

 

 

O que representa este desenho da Nasa? Considere-se uma esfera do Universo com um raio arbitrário; agora considere-se uma secção dessa esfera; o desenho representa a evolução dessa secção ao longo do tempo: à direita está o momento presente, à medida que caminhamos para o passado (esquerda) a secção vai reduzindo até que se chega ao fundo esverdeado que representa a origem do CMB. Até aqui é o que observamos com telescópios e radiotelescópios. Note-se que a redução de diâmetro, segundo o BB, é de cerca de 1000 vezes, o desenho é apenas esquemático.

 O troço entre o momento do Big Bang e o CMB é especulativo; a Inflação está representada pela rápida variação de secção.

 

 

Espera ai, disseste que o universo aumentou 1050 vezes em 10-34 s ???

 

Sim, segundo alguns autores, porque há umas variantes desses números; nota que «aumentou» não é a palavra correcta, pois pressupõe que o Universo tem um tamanho finito e nós não sabemos isso, é preferível dizeres «expandiu».”

 

Explicas isso depois, ainda estou a ver se dijiro o que acabei de ouvir... em relação à velocidade de expansão actual, qual é a velocidade de inflação?

 

Aí umas 10100 vezes mais... a taxa de expansão da inflação é 1050/10-34/s=1084/s enquanto o valor actual da constante de Hubble é de 2,4*10-18/s... é mais ou menos isso.”

 

10100 ? Mas isso não é um número absurdamente grande?

 

É, a hipótese da Inflação não foi facilmente aceite, mas as observações exibem um acordo crescente com as previsões desta hipótese e nós não temos de presumir que o Universo está de acordo com as nossas ideias mas sim com as nossas observações.

 

Já estou a perceber a hipótese do Magueijo, da velocidade da luz variável... em vez de considerar que o Universo «inflou» 1050 vezes, considera que a velocidade da luz era 1050 vezes maior por forma a poder considerar que todo o Universo observado esteve em contacto...

 

Mais ou menos isso, creio que ele considera 1060; só que essa hipótese vai mexer com as leis físicas já estabelecidas enquanto a da Inflação não, limita-se a adicionar mais uma partícula, o Inflatão, responsável pelo campo que produziu a Inflação; assim o edifício do conhecimento construído fica intacto, apenas adicionamos qualquer coisa mais, o que é preferível a mexer na estrutura edificada e longamente testada.

 

E porque é que o Jorge disse que o Desvanecimento não precisa da hipótese da Inflação?

 

publicado por alf às 01:28
link | comentar | favorito
12 comentários:
De FMS a 28 de Outubro de 2008 às 10:07
Olá meninos,

julgo que andámos todos na FCUL----? Eu sou da classe de 88. Que agradável surpresa encontrar este blog.

Mesmo que esteja enganado (é que me recordo particularmente de ouvir "alf" pelos corredores do C1) um grande abraço.

FMS
De alf a 28 de Outubro de 2008 às 19:03
FMS

É um prazer ser encontrado! Sobretudo quando se trata de alguém que não se assusta com uma notação exponencial.

Andei uma ou outra vez pelos corredores do C1 mas não como aluno... seria outro "alf"... mas tenho pena :-)

Comentar post

.ATENÇÃO: Este blogue é um olhar para além das fronteiras do Conhecimento actual. Não usar estas ideias em exames de Física do Liceu ou da Universidade.

.pesquisar

 

.posts recentes

. paciência, muita paciênci...

. Listem

. A Self-similar model of t...

. Generalizando o Princípio...

. Generalizando o Princípio...

. O Voo do Pombo Correio

. A Relativistic Theory of ...

. Como modelar uma nova teo...

. A Relativistic Theory of ...

. Abstract

.arquivos

. Março 2012

. Julho 2011

. Março 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds