Sábado, 20 de Setembro de 2008

O Tempo que o Tempo tem (1)

Arranca lá com esta Cápsula do Tempo... sempre quero ver o que isto vai dar!”, a Luísa entre o divertido e o curioso.

 

Tenho de criar um ambiente que ajude a imaginação, pensei; “Apaguemos as luzes todas, a do computador é suficiente.” O silêncio e o escuro envolveram-nos. “Vamos dar as mãos...óptimo. Comecemos por um pequenino salto no Tempo, este que está nos cronómetros da Cápsula do Tempo, um saltito para 14 mil milhões de anos no Futuro, altura em que as dimensões lineares dos átomos são metade das actuais e os relógios dos humanos dizem que decorreram 20 mil milhões de anos desde hoje.”

 

Isso é um saltito? Mais do que a antiguidade do Universo é um saltito?

 

Em relação ao Tempo que o Futuro encerra, Mário... nós quereremos ir até ao fim dos tempos e essa é uma jornada longa como verás. Semicerrem os olhos para melhor verem o que eu fôr descrevendo.” Faço uma pequena pausa, eu mesmo preciso de me concentrar.

 

Estamos a supôr que a vida na Terra é a que existe hoje e que os astros estão onde estão hoje, como já disse; apenas estamos a imaginar, por agora, como seria este Universo de hoje se a idade dos átomos fosse de mais 14 mil milhões de anos”, comecei.

 

Todos os corpos têm metade das dimensões lineares que têm hoje; a Terra tem metade do tamanho e os humanos também – menos de 1m de altura, pela nossa unidade de medida.”

 

Ena, tão pequeninos... estou a ver, uma Terra de anõezinhos a viverem no Portugal dos Pequeninos... que giro!”

 

Estás a gozar mas é mais ou menos isso, Luísa. Nós vemos tudo mais pequeno mas eles não; para eles, o tamanho da Terra não variou. As suas unidades de medida são agora metade das nossas. O seu dia, medido pelos seus relógios, dura 48 horas. O ano continua a ter 365 dias, pois estamos a supor que a velocidade de rotação da Terra é a mesma de hoje.”

 

E quanto tempo leva então uma viagem entre Lisboa e o Porto?

 

“Para eles leva o mesmo tempo que leva hoje; para nós, eles levam metade do tempo porque a distância, para nós, é metade e a velocidade deles é a mesma.”

 

Portanto, eles movem-se à mesma velocidade mas levam metade do tempo porque as distâncias são metade...

 

“Isso mesmo Ana, todas as dimensões são metade, incluindo as dos neurónios, o que significa que os processos mentais necessitam de metade do tempo, portanto pensam duas vezes mais depressa, as imagens dos filmes deles passam ao dobro do ritmo, a sua música está uma oitava acima, não perceberiamos nada do que dizem porque falam duas vezes mais rápido que nós.”

 

Estou a lembrar-me dos discos de vinil de 33 rotações quando se põem a tocar a 45 rotações...

 

“Boa comparação Mário, só que seria a 66 rotações.”

 

E quando olhassem para fora da Terra, como veriam o Universo?

 

 “O Sol tem metade do tamanho pelas nossas unidades mas, para eles, o Sol está simplesmente ao dobro da distância, pois a sua unidade de comprimento, reduzida a metade, dará o mesmo tamanho para o Sol mas o dobro do valor para a distância a ele.”

 

E a Lua?

 

Também lhes parecerá estar ao dobro da distância, sendo o seu tamanho aparente no céu metade do que é hoje.”

 

Hummm... será muito menos romântico...”, Luísa sorri-se, um pensamento maroto brilha-lhe no olhar que lança ao Mário, mas a Ana interrompe:

 

E a luz do Sol, da Lua, das estrelas, é a mesma?

 

publicado por alf às 03:03
link | comentar | favorito
27 comentários:
De Diogo a 24 de Setembro de 2008 às 21:21
Alf: «o conceito de «Tempo» resulta apenas disto, de ocorrências não simultâneas; na verdade, resulta de ocorrências não simultâneas na nossa cabeça, da percepção de que os pensamentos se sucedem no consciente»

Talvez. Mas como é que eu meço o tempo?


Alf: «Do ponto de vista Físico, medimos o «Tempo» usando sequencias repetitivas do mesmo fenómeno, ou seja, justapondo fenómenos que presumimos idênticos»

Portanto, posso tomar como intervalos de tempo iguais, o intervalo entre cada vez que um gajo salta da ponte sobre o Tejo (do mesmo sítio) para se suicidar?

O que é o Tempo, Alf?.
De alf a 24 de Setembro de 2008 às 23:35
Diogo, creio que entendeu mal o significado de «justapondo». Um fenómeno tem de começar qd acaba o anterior, é esse o significado. O Galileu media o tempo batendo palmas, mas não lhe passou pela cabeça ir fumar um cigarrinho entre dois bater de palmas. Por outro lado, passear enquanto bate palmas não perturba a medida do tempo.

Justapor corpos é encostá-los; justapor fenómenos é começar um qd acaba o outro - «encostar» os fenómenos, portanto.

Creio que a ideia está clara. Mas pode escolher outras palavras, certamente que há maneiras melhores de dizer isto. As sugestões são muito bem vindas.

Comentar post

.ATENÇÃO: Este blogue é um olhar para além das fronteiras do Conhecimento actual. Não usar estas ideias em exames de Física do Liceu ou da Universidade.

.pesquisar

 

.posts recentes

. paciência, muita paciênci...

. Listem

. A Self-similar model of t...

. Generalizando o Princípio...

. Generalizando o Princípio...

. O Voo do Pombo Correio

. A Relativistic Theory of ...

. Como modelar uma nova teo...

. A Relativistic Theory of ...

. Abstract

.arquivos

. Março 2012

. Julho 2011

. Março 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds