27 comentários:
De Diogo a 26 de Setembro de 2008 às 15:56
Alf: «Diogo, é isso mesmo, não sabemos se os fenómenos têm a mesma duração ou, pelo menos, suficientemente semelhante. Limitamo-nos a presumir.»

Falso Alf. Podemos perfeitamente saber se os fenómenos têm ou não a mesma duração. Boa parte da tecnologia existe precisamente com base nisso.

O vermelho é uma radiação electromagnética com um determinado comprimento de onde.

Mas já percebi que você não sabe o que é o Tempo.

De alf a 26 de Setembro de 2008 às 20:35
Diogo

O que a Relatividade veio mostrar é que a nossa presunção de que os comprimentos ou os tempos, em que se baseia toda a física clássica, são invariantes, está errada.

Portanto, nós sabemos perfeitamente que os nossos relógios não são invariantes; sabemos actualmente como corrigir em relação a nós, em cada instante de tempo, fazendo uso da Relatividade. Temos de fazer esses cálculos para corrigir os relógios atómicos dos satélites.

Mas não sabemos a relação entre relógios em pontos diferentes do Tempo. Não sabemos comparar o «segundo» de hoje com o do ano passado. Encontramos fenómenos que não sabemos explicar, como a aceleração anómala das naves pioneer. Será mesmo uma aceleração? Será uma variação da unidade de tempo no tempo? Não sabemos.

Quando olhamos para o passado distante, vemos coisas bem diferentes: os comprimentos de onda de uma dada radiação são diferentes do actual. Porquê? Porque o espaço expande? Ou os fenómenos eram diferentes?

Eu posso provar para além de toda a dúvida razoável que isso se deve ao fenómeno do Desvanecimento e que a unidade de tempo atómico varia ao longo do tempo.

Claro que não lho posso provar a si, não é especialista de astronomia, as minhas equações não lhe diriam nada. Tudo o que posso fazer em relação ao Diogo e a pessoas sem conhecimentos especializados de astronomia é descrever como as coisas se passam de acordo com a minha teoria.

Mas está-me a parecer que o Diogo não está lá muito interessado nisso - esta nossa conversa está a ficar um bocado parecida com a do Lobo e da Ovelha... ou é impressão minha?

Comentar post