De Peter15 a 27 de Outubro de 2009 às 10:31
Custa-me a aceitar que as partículas sejam uma perturbação do espaço.
De alf a 27 de Outubro de 2009 às 19:30
Não é «uma perturbação do espaço» é «uma perturbação do meio».

A luz é uma vibração que se propaga no meio, como uma onda no mar; mas este meio é diferente da água, é muito mais «rígido», tem outras propriedades, por isso suporta os «campos de forças», que são uma variação das propriedades do meio, uma espécie de variação de densidade.

E esta variação do meio, o «campo», é tudo o que de facto conhecemos. Chamamos «partícula» apenas ao centro geométrico desta variação.

neste post:

http://outrafisica.blogs.sapo.pt/2015.html

de 11 de junho de 2008 eu já tentei mostrar como uma partícula pode ser uma perturbação do meio.

Mas como é constituído este meio?
analisei esta questão há já muitos anos; e cheguei a uma solução muito simples: um único tipo de partícula é o que é preciso para obter um meio com as propriedades necessárias; e esta partícula tem uma propriedade característica que é exactamente a que caracteriza os... quarks!

Então, os quarks (e só é preciso um tipo) são os componentes não dos protões e electrões mas.. do meio!


Dir-me-à: mas continuamos a ter partículas na mesma! Pois, mas agora há só um tipo de partícula, que não corresponde exactamente ao nosso conceito de partícula; e com este tipo de partícula se faz o meio e o meio pode gerar uma variedade de partículas, todas as perturbações do meio nos surgem como tal; destas perturbações, uma propagam-se e dizemos que são radiação, outras são estáveis, como o protão e electrão, e outras são instáveis e dissipam-se num instante.

Bem, isto descrito assim pode parecer algo alucinante; o assunto exige um tratamento que não pode ser dado aqui; logo me dirá se isto lhe dá alguma perspectiva do assunto.
De Peter15 a 27 de Outubro de 2009 às 23:54
O problema é que eu não consigo compreender a diferença entre “espaço” e “meio”.
Sendo a luz do Sol uma vibração que se propaga no "meio", levando 5 min para chegar à Terra, o que sapara os dois astros é "espaço", ou "meio"?
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres