Segunda-feira, 26 de Maio de 2008

Evanescente é a Matéria

 

 

 

Aiiiiii... tu poupa-me Jorge! Sabes quantas teorias loucas de pessoas convencidas que descobriram algo de fantástico sobre o universo eu recebo todos os anos? E sabes o trabalho que dá analisar as ideias dos outros? E nunca, até hoje, encontrei uma única que tivesse uma ideia que valesse a pena. Nunca. Nem uma. Uminha que fosse.


Então não sei Mário! Acontece-me o mesmo... E como a tua experiência empírica é essa, estás convencido de que não existe a possibilidade de um dia alguém aparecer com algo interessante, não é?


Claro! Eu não acredito em milagres! Eu sou ateu! Se não há nenhuma evidência é porque não existe, ponto final!” , o Mário lançou um olhar divertido para as damas, satisfeito consigo próprio. Nós, machos, temos todos os mesmos comportamentos...


Mas se olhares para a história, não faltam casos de teorias feitas à margem do sistema científico... a começar pelo próprio Copérnico, pelo Galileu, até mesmo o Newton...”


Não comparemos! Isso é desconversar! Estamos noutra época. Não se cometem os mesmo erros. A História não se repete!” alguma irritação a denunciar a falha de argumentos.


Não?! Aí é que tu te enganas. A História é feita pelos humanos e como a experiência não é contagiosa, dizia o Henrique Santana, os humanos repetem os seus erros. Queres que eu te mostre?


Bem... não sei o que queres mostrar... mas mostra.”


Conheces aquele famoso argumento com que o Galileu procurou convencer os seus contemporâneos de que tinha de ser a Terra a rodar e não o Universo?


Referes-te a ele perguntar o que parecia mais razoável, se o imenso Universo rodar inteiro em 24 horas ou a pequena Terra?


Como responderias ao Galileu, Luísa?


Eu?”, a Luísa surpreendida, “eu sei que é a Terra que roda... é evidente que é muito mais razoável pensar-se que é a Terra e não o imenso Universo... não sei porque é que foi necessária tanta confusão por uma coisa tão evidente...


Evidente mas contrária à experiência, ao conhecimento empírico das pessoas. «é contra o sensível que o saber depõe», disse o António Sérgio. A habilidade do Galileu foi a de perceber que as duas coisas são compatíveis, ou seja, é verdade que é a Terra que roda mas também é verdade que tudo se passa, para nós, como se a Terra não rodasse.”


Estás a referir-te ao Princípio da Relatividade de Galileu!


Exactamente Mário! Qualquer que seja o movimento uniforme, tudo se passa como se estivéssemos em repouso.


E o que é que isso tem a ver com o que estávamos a dizer?”


Tudo Mário. Aqui está um erro que estamos a repetir.”


Estamos a repetir? Que estás tu a dizer?


O que te parece mais razoável, que o imenso Universo expanda inteiro ou que a pequena Terra diminua?”


Como é isso?


O Universo parece expandir de uma forma rigorosamente idêntica em todas as direcções e com uma velocidade proporcional à distância a nós, o que é exactamente o que seria de esperar se nós estivéssemos muito lentamente a diminuir de tamanho.”


Mário ficou completamente surpreendido, tal ideia nunca lhe ocorrera obviamente. Olhei para a Ana e a Luísa, cujo ar era tão espantado como o do Mário. Finalmente, conseguiu encontrar algo para falar:


Mas isso seria um disparate! Se estivéssemos a encolher certamente que daríamos por isso. Estás a brincar, não estás?”


Não Mário, não estou. Como vês, estamos a cometer exactamente o mesmo erro. Porque, como no caso da rotação da Terra, também aqui se verifica o Princípio da Relatividade. Eu não te disse que tinha continuado o trabalho de Einstein? Só que em vez disso, os nossos neurónios, iguais aos que produziram o modelo de Ptolomeu, voltaram a repetir os mesmos erros, voltaram a criar um modelo do Universo onde as leis que vigoram aqui são diferentes das que vigoram lá longe, no “céu”.”


Diferentes como? Que disparate é esse?


Claro que as leis são diferentes. Aqui o espaço não expande e não existe matéria negra nem energia negra; no céu dos astrónomos o espaço expande e é quase exclusivamente composto de matéria negra e energia negra, que são equivalentes à matéria etérea e esferas de cristal dos modelos da antiguidade. O Big Bang ou o modelo do Ptolomeu são retratos dos nossos neurónios, espelhos do funcionamento do nosso cérebro, não são modelos do Universo.


Calo-me. Não sei como continuar. O Mário está com um ar aturdido, por detrás do olhar parado adivinho o turbilhão de pensamentos. Está a pensar no que eu disse, o Mário não é daquelas pessoas que argumenta só para mostrar que tem razão, ele procura a verdade.


Um fenómeno desses obrigaria a reescrever toda a Física!”, articula finalmente, “Para me convenceres, tens de me demonstrar isso matemáticamente.”


Claro Mário. E nem preciso da Análise Tensorial para isso, basta-me a matemática dos liceus. Isso está implícito nas nossas leis físicas, nas que usas todos os dias, só que tu o não vês, tal como não vês a chave da geometria do universo implícita no Teorema de Pitágoras. E repara a dimensão da nossa cegueira: nunca te tinha ocorrido a possibilidade óbvia de esta expansão tão rigorosamente geométrica, que aparenta afectar todo o Universo, mais não ser do que consequência de nós, o observador, estarmos a diminuir.


Mas a diminuir como?” interveio a Luísa, ar entre o assustado e o duvidoso, “é por isso que os dinossauros eram tão grandes?”


Não pude deixar de soltar uma risada. “ Nada disso Luísa! Além do mais, esta diminuição é lentíssima, são precisos uns 14 mil milhões de anos para uma redução para metade; só podemos detecta-la observando os astros muito distantes porque a luz que nos chega deles foi emitida há muitos anos e nos permite comparar o presente com o passado; mas querem que eu vos explique como é?


Sim”, responderam em coro mas foi o «sim» do Mário que me interessou. Parece-me que ele percebeu que podemos repetir os erros do passado. “Então voltemos à Luz! No princípio era a Luz, não é verdade? Então é pela Luz que temos de começar.

 

 

publicado por alf às 18:40
link | comentar | favorito
39 comentários:
De anonimodenome a 26 de Maio de 2008 às 23:39
até que enfim alf .
estás a desenrolar o novelo.
e o público está a evoluir depressa.
a preparação para esta fase quase levou ao desespero alguns.
já há muitos anos que eu, ditoso, fiquei desvanecido com o Desvanecimento. pela mão do alf .
Curioso, aparece assim do nada, e com aceleração.
Diogo, esteja descansado que as equações também existem e, por sinal, também na net , pela pena do alf . Só que quem deveria de ter lido tem cegueira. cego por cego o alf fez-nos a bondade de iluminar o comum dos mortais.
do modo como o alf tem desenvolvido o tema, todas as crianças que nós somos, sem ofensa, irão perceber.
já agora, no início da matéria talvez faça mais sentido um mundo de neutrões, a partir dos quais, por decaimento, tería originado quantidade igual de protões e de electrões.
mas isto é detalhe, que não acrescenta nem retira nada ao Desvanecimento.
de igual modo no passado a lista de isótopos estáveis e instáveis seria outra, evoluindo no tempo, bem como as abundâncias relativas.
o mundo é cheio de surpresas e definitivamente sempre em mutação.
como antevê o Curioso as bases da ciência levam um abanão.
e não é para menos.
em Portugal ...
De alf a 27 de Maio de 2008 às 15:55
Ola anonimodenome

Finalmente entramos no que tanto ansiavas!

Sabes, a ciencia não tem culpa de não poder "ler" os meus textos; na realidade, eu até só os escrevi para marcar a autoria.

Para a ciencia fundamental, o Conhecimento é um longo discurso dedutivo; ou aparecimento de uma teoria que "fita" maravilhosamente um conjunto de observações não é, de todo, utilizável se não "encaixar" no edifício do conhecimento construido.

Na tecnologia é ao contrário: uma ideia nova representa um potencial de descobertas.

Para encontrar o "encaixe", tive de fazer o caminho todo por aí abaixo at´chegar ao Teorema de Pitágoras.

Copérnico teve exactamente o mesmo problema; e a teoria heliocêntrica só pode ser aceite quando Newton a construiu a partir dos conceitos de base.

Agora o meu problema é de outro calibre: o actual edifício da ciencia fundamental está construido com o sangue dos actuais cientistas. O seu desmoronar vai ser o desmoronar de muitos cientistas, incapazes de se adaptarem às novas ideias. E eles tudo farão para o evitar. Não é por serem "maus", é assim que nós somos, assim que reagimos.

Portanto, eu terei que fazer como o Copérnico e o Newton... na medida das minhas possibilidades e no enquadramento actual ... eles tinham a vantagem de serem "pessoas importantes", eu tenho a vantagem de exitir a net... e em comum com eles tenho o trunfo de ter alguns bons amigos!

Comentar post

.ATENÇÃO: Este blogue é um olhar para além das fronteiras do Conhecimento actual. Não usar estas ideias em exames de Física do Liceu ou da Universidade.

.pesquisar

 

.posts recentes

. paciência, muita paciênci...

. Listem

. A Self-similar model of t...

. Generalizando o Princípio...

. Generalizando o Princípio...

. O Voo do Pombo Correio

. A Relativistic Theory of ...

. Como modelar uma nova teo...

. A Relativistic Theory of ...

. Abstract

.arquivos

. Março 2012

. Julho 2011

. Março 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds