20 comentários:
De Curioso a 20 de Novembro de 2008 às 20:03
Boas..

Parece que afinal tinha razão no último comentario ao post anterior...

Mas para mim surge um problema... Como se formam acomulações de matéria (galáxias) se a matéria está distibuída isotropicamente...
Isso para mim significa que a gravidade entre essas partículas equilibra-se e elas mantêm-se num equilíbrio estático...

Estou curioso para saber novos desenvolvimentos...


Abraço


Curioso.

Ps:

O Segredo do Teorema de Pitágoras ... ainda existe?
De alf a 20 de Novembro de 2008 às 22:19
Tinha mais ou menos razão... na verdade não podemos dizer que se trata do momento da «criação»; por exemplo, a criação pode ter-se iniciado pela formação de pares electrão-protão que depois originaram átomos de H e mais alguns... ou pode ter-se originado em neutrões, como propôs o anonimodenome, que decairam em pares electrão-protão e depois formaram os átomos... ou pode ter sido outra coisa qualquer, não sabemos na verdade. Mas sabemos uma coisa: há um momento em que a distribuição de matéria é espantosamente uniforme e isotrópica. E esse momento é tudo o que precisamos para traçar toda a história do universo a partir daí.

A maneira como a matéria se vai organizar é muitíssimo curiosa! Um ovo de Colombo, no fundo, porque é evidente mas contrária à nossa intuição.

O Segredo do Teorema de Pitágoras é crucial. Nós facilmente aceitamos que o espaço seja mais ou menos curvo, se embrulhe no Tempo, tenha um número indeterminado de dimensões... mas o Segredo do Teorema de Pitágoras é o espelho que vai revelar o que nós somos. Nós, não o espaço.

Mas isso será a última coisa a dizer. A descoberta do Segredo é o Fim da Aventura. Há todo um percurso a fazer para poder entender esse Segredo. Não está nas mãos do narrador alterar a sequência das coisas...

Um abraço

Comentar post