27 comentários:
De leprechaun a 26 de Junho de 2008 às 23:00
Quando se analisa a Terra, verifica-se que o alargamento da órbita terrestre, que não podemos medir actualmente, pois não existem ainda os meios a tal necessários, explica os registos da temperatura terrestre quente no passado.


Alto! Isto coincide o que eu escrevi no outro blog acerca dessa tal questão da Terra mais quente outrora e fria agora... mas de tanto assim pensar até o miolo salta fora! :)

Hummm... mas Desvanecimento à parte, e se o afastamento da Lua também é mensurável, pelo menos este simples efeito do afastamento dos astros no sistema solar já deve ter sido objecto de hipótese científica, ora!

Além disso, esse aumento da distância da Terra ao Sol até deve ser bem maior do que esses meros 3 cm, só que talvez uma tal medida seja tecnicamente mais difícil, não? Depois, a órbita da Terra é tal que se aproxima e afasta ciclicamente ao longo da translação anual.

Que importa?... estou a gostar...

Rui leprechaun

(...e quero o santo Alf no altar! :))
De alf a 27 de Junho de 2008 às 03:07
leprechaun

Foi objecto de um grande esforço de medição mas não foi possível obter medidas com a precisão necessária.

Foram feitas teorias que prevem esse afastamento, mas são teorias disparatadas por razões óbvias como veremos.

A medida da distância Terra- Lua com a precisão necessária é possível graças a um reflector colocado na Lua por uma das missões Apolo; na Lua essa solução funciona bem porque a Lua tem sempre a mesma face apontada à Terra e uma órbita «simples»

Comentar post