55 comentários:
De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2010 às 13:55
Uma parte substancial da minha irritação vem dos leitores poderem levar a sério o que você diz. Já não é o primeiro energúmeno leigo que tenta relativizar o conhecimento científico como estando em pé de igualdade com as "ciências" (pseudo) sociais. É um horror! É uma vergonha! É não olhar, por exemplo, para a tecnologia que embebe toda a vida quotidiana.

Acham, estes leitores, que tal como nas "ciências" sociais, basta inventar uma palavreado colado a cuspo e que afaga candidatamente um qualquer enviosamento conceptual / racional de que se padece, para se ter um modelo científico! É não saber nada de ciência! É o fim do mundo da ignorância!
De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2010 às 14:00
Correcção 1: enviesamento;
Correcção 2: "fim do mundo da ignorância" é a ignorância no seu ponto máximo.
De alf a 4 de Fevereiro de 2010 às 17:39
Pois, eu entendo; é mesmo essa a causa de alguma queixa minha em relação a certa ciência actual: é que ela passou a ser igual a qualquer uma dessas coisas, apenas embrulhada em muita matemática. Mas, conceptualmente, ao mesmo nível. Ignorância embrulhada em matemática é ignorância na mesma. Só que eu não me assusto nem com a matemática nem com as palavras altissonantes, nem com os conceitos mais abstrusos. Se leu algum dos meus textos no arXiv, deve pelo menos ter percebido isso.

Eu não critico a Ciência. Eu amo a Ciência. A ciência humilde que pesquisa e que , erro após erro, vai desbravando o nevoeiro da nossa ignorância. A Ciência Religão do Estado (foi um prémio Nobel de Física que assim a designou) é outra coisa e que, francamente, não está nas minhas preocupações, nem quero nada com ela. Nem ela comigo.

Comentar post