55 comentários:
De Curioso a 20 de Novembro de 2009 às 11:46
Penso que percebo a idéia deste post...

Nunca se pode basear uma teoria física na interpretação de um fenómeno... tal como eu referi no post anterior quando perguntei se a relatividade de escala iria ser baseada na interpretação da contracção do espaço que o Alf refere. Uma teoria tem que ter por base coisa indiscutíveis... tais como a velocidade da luz ser invariante para qualquer referencial....

Mas quando referi isso no post anterior queria dizer que daquela forma a teoria do Alf seria necessariamente mais fácil de entender que a teoria de Einstein.


Curioso.
De alf a 20 de Novembro de 2009 às 19:24
Há uma diferença ente apresentar uma «descrição» e um «modelo». Qualquer pessoa pode entender uma descrição do sistema planetário, com o sol ao centro e os planetas a orbitar; mas o modelo físico que Newton elaborou é algo completamente diferente.

Eu posso fazer uma descrição do que se passa no Universo, aliás tentei em parte fazer isso neste blogue; só que isso não é crível a priori, é preciso demonstrar que é assim; então, é preciso começar por elaborar um modelo, que é ele que vai deduzir o que se passa a partir de observações irrefutáveis. Uma vez o modelo aceite, então já se pode fazer descrições fáceis de entender.

Mas note que o modelo será mais árido mas não necessariamente mais dificil de entender. O meu objectivo é que o modelo seja fácil de entender, tão fácil quanto possível.

Comentar post