47 comentários:
De alf a 27 de Outubro de 2009 às 19:30
Não é «uma perturbação do espaço» é «uma perturbação do meio».

A luz é uma vibração que se propaga no meio, como uma onda no mar; mas este meio é diferente da água, é muito mais «rígido», tem outras propriedades, por isso suporta os «campos de forças», que são uma variação das propriedades do meio, uma espécie de variação de densidade.

E esta variação do meio, o «campo», é tudo o que de facto conhecemos. Chamamos «partícula» apenas ao centro geométrico desta variação.

neste post:

http://outrafisica.blogs.sapo.pt/2015.html

de 11 de junho de 2008 eu já tentei mostrar como uma partícula pode ser uma perturbação do meio.

Mas como é constituído este meio?
analisei esta questão há já muitos anos; e cheguei a uma solução muito simples: um único tipo de partícula é o que é preciso para obter um meio com as propriedades necessárias; e esta partícula tem uma propriedade característica que é exactamente a que caracteriza os... quarks!

Então, os quarks (e só é preciso um tipo) são os componentes não dos protões e electrões mas.. do meio!


Dir-me-à: mas continuamos a ter partículas na mesma! Pois, mas agora há só um tipo de partícula, que não corresponde exactamente ao nosso conceito de partícula; e com este tipo de partícula se faz o meio e o meio pode gerar uma variedade de partículas, todas as perturbações do meio nos surgem como tal; destas perturbações, uma propagam-se e dizemos que são radiação, outras são estáveis, como o protão e electrão, e outras são instáveis e dissipam-se num instante.

Bem, isto descrito assim pode parecer algo alucinante; o assunto exige um tratamento que não pode ser dado aqui; logo me dirá se isto lhe dá alguma perspectiva do assunto.
De Peter15 a 27 de Outubro de 2009 às 23:54
O problema é que eu não consigo compreender a diferença entre “espaço” e “meio”.
Sendo a luz do Sol uma vibração que se propaga no "meio", levando 5 min para chegar à Terra, o que sapara os dois astros é "espaço", ou "meio"?
De alf a 28 de Outubro de 2009 às 01:15
o melhor é pensar que o espaço entre o Sol e a Terra está preenchido por um meio. A luz propaga-se nesse meio, vem do Sol para a Terra como o som emitido por uma baleia se propaga no seio da água do mar, que é o seu meio de propagação.

Todo o Universo está preenchido pelo «meio».

«Espaço» é um conceito desenvolvido pela nossa mente, o referencial onde localizamos ocorrências. Se estivermos debaixo de água, é tudo «meio» à nossa volta e, no entanto, continuamos a ter a noção de «espaço», que é uma noção geométrica.

Espaço é um conceito matemático; em Física, temos «meio», ou «vazio», ou «campo». Sabemos que entre os corpos não existe «vazio» mas sim algo que influencia os seus movimentos; podemos chamar-lhe «campo» como podemos chamar-lhe «meio».

Comentar post